O ator Paulo Betti tem um caderno no qual reuniu, ao longo dos anos, dados e peculiaridades relacionados à sua história de vida. Não é exatamente um diário, mas um inventário afetivo, no qual ele incluiu fotos de família, colagens, recortes de jornais e muitas, muitas anotações. Tais relatos são peculiares e íntimos, como o que traz o custo do valor do túmulo da mãe do ator, Adelaide Betti. Pois esse caderno virá à público no ano que vem.
A partir de tais anotações Paulo teve a iniciativa de contar, no palco, as histórias vividas em família, no interior de São Paulo, onde cresceu. E assim nasceu “Autobiografia autorizada”, solo com o qual nosso grande ator viaja o país e que, no ano que vem, completa dez anos em cartaz. Pois, no lugar de colocar o texto da peça em livro, ele optou por uma edição trazendo a íntegra do tal caderno alimentado por ele. Uma editora está de olho no projeto, e as conversas vão bem, obrigado.
– Um dos registros é uma foto minha ainda bebê. Um retrato era algo caro na época e esse fato demonstra a iniciativa da minha família de investir naquele caçula temporão – reconhece Paulo, o único da família a não trabalhar na lavoura, como seus irmãos.
Nas duas últimas semanas, o artista quebrou com um sorriso no rosto a rotina de aeroportos. Ele apresentou o solo no Teatro Nelson Rodrigues, Centro do Rio de Janeiro, cidade onde vive há longos anos. E episódios curiosos e divertidos envolvendo as apresentações do espetáculo não faltam. Um deles aconteceu justo no último dia da temporada carioca e causou certo alvoroço na plateia. E tudo por causa de um singelo agradecimento.
– Obrigado, Marina! – declarou Paulo ainda no palco ao fim da sessão. Foi a deixa para correrem rumores de que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, estava presente.
A Marina em questão era a ex-sogra do ator, mãe da atriz e escritora Maria Ribeiro, com quem Paulo foi casado e tem um filho. Dona Marina anda seletiva ao sair de casa devido à idade avançada, o que comoveu o ator.
Sim, boas histórias não faltam na vida de Paulo Betti. E podem, quem sabe, ser reunidas em mais de um projeto literário. Os muitos fãs do ator não reclamariam.