O carnaval do Rio desperta fascínio em todo o mundo. E, fazendo jus a essa máxima, o Laboratório de Design de Histórias da PUC-Rio vai levar parte da nossa maior festa a Nova York. Mais exatamente uma boa parcela do desfile da Acadêmicos da Grande Rio. A mostra “Antropocruzo” será inaugurada na quinta (18), na Saphira & Ventura Gallery, e marca as três décadas de existência do laboratório da universidade brasileira.
A mostra expõe o processo de confecção das fantasias da escola de Caxias, em especial as da última alegoria do desfile deste ano, cujo enredo era “Nosso destino é ser onça”. Quem visitar o espaço verá também um filme e uma instalação interativa, com registros da construção do último carro alegórico do desfile.
As fantasias usadas por todos os componentes estarão em destaque, incluindo o “Manto Tupinambá”, artefato ancestral dos povos originários brasileiros. A confecção das peças contou com a colaboração de alunos da PUC-Rio, da UFRJ e do curso técnico do IFRJ.
— Levar essa exposição é a representação de um movimento anticolonial: “O laboratório da PUC-Rio foi o primeiro de design da América Latina a propor uma ação desse tipo, no âmbito de uma cultura local, para um país de língua inglesa — celebra Nilton Gamba Jr , diretor do departamento.