Resiliência poética

junho 28, 2024

Antologia celebra os 25 anos de evento que reúne importantes nomes da cena poética contemporânea

Há o prato principal (mais de um, até) e, de lambuja, sobremesas várias. O banquete é, de fato, de finas iguarias, mas os comensais têm, no lugar de acepipes, palavras. Estamos falando da Ponte de Versos, evento que, ao longo de 25 anos, reúne, no Rio de Janeiro, alguns dos mais importantes nomes da poesia contemporânea. O encontro tem suas bodas celebradas com uma antologia com 78 grandes nomes da poesia brasileira. “Ponte de Versos – Antologia 25 anos” (Ibis Libris) será lançada nesta sexta (28), a partir das 18h, na Blooks, na Praia de Botafogo.

Para falar desse encontro é necessário voltar no tempo. Mais exatamente ao ano de 1999 e a uma livraria no bairro do Jardim Botânico. A loja era a Ponte de Tábuas, na esquina da JJ Seabra com a Jardim Botânico. Foi ali onde teve início a Ponte de Versos, pela qual passaram grandes nomes como Antonio Cícero, Ana Maria Machado, Antonio Carlos Secchin, Suzana Vargas e Salgado Maranhão, entre outros. Todos eles estão, é claro, presentes na edição, organizada pela poeta Thereza Christina Rocque da Motta.

– Em 2000, a Ponte de Versos era mais um dos eventos no Rio que passei a frequentar como todos os poetas da época, como Marco Lucchesi, Afonso Henriques Neto e Alberto Pucheu. Em 2006, assumi sozinha a coordenação do evento – recorda-se Thereza, responsável pela permanência do encontro na cena poética carioca.

A iniciativa partiu originalmente do hoje saudoso poeta Gilson Maurity e da poeta e jornalista Rosane Carneiro, hoje radicada em Londres. Não demoraria para o evento ser comandado pelos poetas Ricardo Ruiz e por Thereza. Com o fim da Ponte de Tábuas, o sarau passou por outros espaços até fixar-se na Blooks, onde acontece mensalmente.

– Eu tinha a missão de manter o nível dos poetas convidados. Chegar aos 25 anos parece um sonho – reconhece a escritora e editora, destacando que valeu a pena ser resiliente: – Nunca pensei numericamente nessa data, mas hoje sei que minha escolha fez toda a diferença.

Crédito da imagem: Vitor Vogel

Posts recentes

Salve o cinema!

A ministra da Cultura Margareth Menezes e Antônio Pitanga, entre outros famosos, celebram a 7ª arte na abertura do Festival do Rio

Deixa saudades

Aos 88 anos, Emiliano Queiroz, que atuou em mais de 40 novelas, faleceu após uma parada cardíaca

Dia Mundial dos Animais

Na data internacional, Luisa Mell conversou com NEW MAG sobre adoção, maus-tratos e o que temos a aprender com os bichinhos