Reverências à diva

junho 24, 2024

NEW MAG elenca cinco momentos em que Íris Bruzzi brilhou nos palcos e nas telas do cinema e da TV

Íris Bruzzi, um dos grandes talentos da nossa dramaturgia, surpreendeu o público na última semana ao tornar-se a mais nova moradora do Retiro dos Artistas. Ela vivia na Flórida, EUA, com o filho, Marcelo Caruso, fruto de seu casamento com Nelson Caruso (1939-1982), além de seus netos e bisnetos. Íris, hoje com 89 anos, participou de inúmeras produções, ganhando projeção nacional por papéis em novelas icônicas da TV Globo, como “Beto Rockfeller” e “Estúpido cupido”. Além de seu trabalho na televisão, ela também brilhou nos palcos teatrais e em filmes nacionais, consolidando-se como uma figura respeitada e admirada pelo Brasil. Seu casamento com o ator Jorge Dória (1920-2013) também atiçou a curiosidade do público. A seguir, NEW MAG elenca cinco momentos em que a artista brilhou no cenário artístico brasileiro.

Vedete no teatro

 

A atriz estreou na carreira artística em grande estilo no longa-metragem “Massagista de madame”, em 1959. No entanto, ficou muito conhecida pelo público como vedete nos shows de Carlos Machado (1908-1992) e como uma das Certinhas do Lalau de Sérgio Porto (1923-1968). 

Crédito das imagens: divulgação e Arquivo Nacional

A vertente humorística em “Balança mas não cai”

A atriz teve uma participação memorável no programa humorístico “Balança mas não cai”, um clássico da televisão brasileira. Íris Bruzzi se destacou por sua interpretação como a sensual e cômica personagem Dirce, contracenando com grandes nomes do humor brasileiro, como Lúcio Mauro. 

Crédito da imagem: divulgação / TV Globo

A participação no polêmico filme “Amor estranho amor”

A artista teve um papel significativo no polêmico filme “Amor estranho amor”, lançado em 1982 e dirigido por Walter Hugo Khouri (1929-2003). No filme, ela interpretou a personagem Laura, uma mulher envolvida em um ambiente de luxúria e poder. A trama se passa nos anos 1930 e gira em torno de Hugo, um jovem que visita o bordel onde sua mãe, Anna (interpretada por Vera Fischer), trabalha. O elenco renomado também incluiu Tarcísio Meira (1935-2021) e a protagonista Xuxa Meneghel

Crédito da imagem: reprodução / internet

O papel em “Vale tudo”

Íris teve um papel memorável na novela “Vale tudo”, um dos maiores sucessos da televisão brasileira, exibida pela TV Globo entre 1988 e 1989. Na trama, Iris interpretou a personagem Cecília Ribeiro, uma mulher elegante e sofisticada, amiga da vilã Odete Roitman, vivida por Beatriz Segall (1926-2018). Sua personagem teve um papel coadjuvante, mas de grande importância para o desenrolar da história, que abordava temas como corrupção, ética e o caráter do povo brasileiro.

Crédito da imagem: reprodução / Internet

A divertida personagem de “Belíssima”

Íris teve uma participação memorável na novela “Belíssima”, exibida pela TV Globo entre 2005 e 2006. Na trama, escrita por Silvio de Abreu, a atriz interpretou a personagem Diva Moretti. Diva é uma ex-vedete, exuberante e extrovertida, que retorna ao Brasil após passar anos vivendo na Europa. Sua personagem é cheia de charme e carisma, trazendo um toque de humor e leveza à história. Diva Moretti se envolve em várias tramas paralelas, inclusive no mistério central da novela, que envolve segredos, mentiras e vingança. Iris contracenou com atores de grande renome, como Pedro Paulo Rangel (1948-2022) e Carmem Verônica , que interpretaram seus amigos inseparáveis, Pascoal e Gigi. 

Crédito da imagem: divulgação / TV Globo

Posts recentes

Das telas para as páginas

A artista plástica Patricia Secco lança o seu novo livro, onde reúne obras em aquarela de nus artísticos

Aumenta que é rock

O diretor Marco Rodrigo celebra o rock oitentista em show que conta com participações de astros da TV