Excelentes escolhas

junho 4, 2024

A historiadora Lilia Schwartz contará com as participações de Fernanda Montenegro e Aílton Krenak na cerimônia de sua posse na ABL

A historiadora Lilia Moritz Schwartz, que, no dia 14 deste mês, toma posse na Academia Brasileira de Letras, será levada ao salão do Petit Trianon, onde ocorre a cerimônia, pelos imortais Fernanda Montenegro, Ailton Krenak e Heloísa Teixeira (ex-Buarque de Hollanda). O discurso de recepção à nova imortal será proferido pela escritora Rosiska Darcy de Oliveira.

A nova acadêmica vai receber o colar e o diploma dos imortais Celso Lafer e Arno Wehling, respectivamente. O fardão da escritora será executado pelo figurinista Marcelo Pies, e a última prova será feita esta semana. Lilia vai ocupar a cadeira de número 09, sucedendo o historiador e diplomata Alberto da Costa e Silva (1931-2023). A socióloga foi eleita para a instituição em março deste ano, com 24 dos 38 votos.

A escritora é professora sênior no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e professora visitante da Universidade de Princeton, nos EUA. Respeitada estudiosa das questões raciais, ela é autora de “O espetáculo das raças” e “Lima Barreto: triste visionário” entre mais de outros 30 títulos.

Posts recentes

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país

‘Quero abrir portas’

Lia de Itamaracá, legítima difusora da ciranda no mundo, vai comandar a pasta da Cultura na ilha que traz no nome