Figura das mais importantes da nossa música, Alaíde Costa merece – e muito – todas as reverências. Única mulher a participar, em 1972, do lendário álbum “Clube da Esquina”, ela será laureada pela União Brasileira dos Compositores (UBC) com o Troféu Tradições, que homenageia a obra e a trajetória de grandes artistas.
A láurea será no show “Canções de Alaíde”, dia 20 de junho, na Casa de Francisca, , em São Paulo. O evento contará com as participações de Carlinhos Brown, Ayrton Montarroyos e Zé Manoel. A cantora receberá a honraria das mãos de Paula Lima, diretora da UBC.
A homenageada vai apresentar músicas interpretadas por ela ao longo de seus 70 anos de carreira, de nomes como Johnny Alf (1929-2010), Tom Jobim (1927-1994), Vinicius de Moraes (1913-1980) e Geraldo Vandré.
— A bossa nova é uma parte fundamental da minha vida, e esse reconhecimento é um testemunho de todos os anos de dedicação e amor que coloquei na minha carreira como cantora e compositora. Sinto-me profundamente grata e emocionada por este momento de celebração e por poder compartilhar essa alegria com todos os que sempre acreditaram no meu trabalho — celebra Alaíde.
O trabalho mais recente da cantora é o álbum “Pérolas negras”, gravado ao lado das amigas Eliana Pittman e Zezé Motta e lançado em fevereiro deste ano. Alaíde é a quarta voz feminina a ser laureada com o troféu, criado em 2021. No ano passado, quem levou o prêmio foi Lia de Itamaracá.
Crédito da imagem: Murilo Avesso