Como reza aquele samba imortalizado por Gilberto Gil, “o Rio de Janeiro continua sendo”. E a cidade segue inspirando mais e mais realizadores artísticos e culturais. Foi assim com o curador de arte Lauro Cavalcanti, com o designer gráfico Victor Burton e com Marcia Mello. Juntos, idealizaram a exposição “Rio, desejo de uma cidade – 1904-2024”, inaugurada na tarde do último sábado (11), na Casa Roberto Marinho, no Cosme Velho, Zona Sul da cidade.
A coletiva, com 139 obras de 75 artistas, celebra os 120 anos que completaria o jornalista Roberto Marinho (1904-2003), antigo morador da casa, e antecipa-se aos festejos pelos 460 anos do Rio de Janeiro.
E importantes personalidades ligadas à cidade prestigiaram a abertura da mostra. O prefeito Eduardo Paes, seu secretário de Cultura, Marcelo Calero; Fernanda Montenegro, uma de nossas maiores atrizes, e dois dos mais importantes nomes do fotojornalismo: Evandro Teixeira e Walter Fimo estavam entre os presentes.
– A mostra apresenta as múltiplas facetas da cidade e exalta a sua exuberância indiscutível, sem ocultar os problemas. As peças nos ajudam a pensar os caminhos que nos trouxeram até os dias de hoje – explica Lauro Cavalcanti, diretor artístico da casa.
Crédito das imagens: Bruno Ryfer