A amizade entre os dois nem sempre foi pacífica. Em comum, o fato de terem revolucionado a arquitetura, especialmente no Brasil. As cartas trocadas entre o brasileiro Lucio Costa (1902-1998) e o suíço Charles Edouard Jeanneret, conhecido como Le Corbusier (1887-1965), vêm agora a público. Elas integram o livro “Lucio Costa – Le Corbusier – Correspondências” (Bem-Te-Vi) que será lançado nesta terça-feira (07) na Livraria Argumento, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Além das epístolas, a obra traz também textos de Maria Elisa Costa, do curador de arte Lauro Cavalcanti e de Margareth da Silva Pereira, organizados por Julieta Cabral e Claudia Pinheiro.
Le Corbusier participou de três projetos brasileiros em parceria com Lucio Costa: o prédio do Ministério da Educação, no Rio, a Casa do Brasil na Cidade Universitária de Paris e a embaixada da França em Brasília. Em todos eles, houve polêmicas, xingamentos e elogios. Um prato cheio para descobrir as entrelinhas da História da arquitetura brasileira.
Crédito da imagem: reprodução / Internet