Adeus à mestra

maio 6, 2024

Morre no Rio de Janeiro Glorinha Beuttenmüller, preparadora vocal de artistas e jornalistas de TV

Morreu nesta segunda-feira (06), aos 98 anos, Glorinha Beuttenmüller, Ela foi preparadora vocal dos nossos mais importantes atores e cuidou, por décadas, das vozes de âncoras de telejornais e repórteres da TV Globo, tendo sido preparadora de William Bonner e Fátima Bernardes, entre outros. O corpo da fonoaudióloga será velado nesta terça-feira (07), a partir das 11h, no Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Maria da Glória Cavalcanti Beuttenmüller nasceu no Rio de Janeiro, em 1925, e morava na Tijuca, Zona Norte da cidade, onde faleceu.  Seu método de ensino começou a ser forjado nos anos 1960, a partir de um trabalho de oratória iniciado no Instituto Benjamin Constant, dedicado ao acolhimento de deficientes visuais, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Até então o preparo vocal de atores era feito através de aulas de canto e, a partir de Glorinha, passou a ser feito também através da oratória, com ela utilizando-se de técnicas desenvolvidas por encenadores estrangeiros como Rudolf Laban (1879-1958) e Jerzy Grotowski (1933-1999).

Foi também nos anos 1960 que ela lançou “Você sabe falar”, o primeiro dos sete livros que lançou a o longo da vida, sendo o último deles, “O despertar da comunicação vocal”, tendo sido lançado em 1995.

 

Posts recentes

Eleição festejada

Miriam Leitão comemora sua eleição como imortal da Academia Brasileira de Letras entre amigos no Rio de Janeiro

Aplausos merecidos

Dira Paes é homenageada no Festival do Cinema Brasileiro de Paris com astros e autoridades na plateia