Morreu nesta segunda-feira (06), aos 98 anos, Glorinha Beuttenmüller, Ela foi preparadora vocal dos nossos mais importantes atores e cuidou, por décadas, das vozes de âncoras de telejornais e repórteres da TV Globo, tendo sido preparadora de William Bonner e Fátima Bernardes, entre outros. O corpo da fonoaudióloga será velado nesta terça-feira (07), a partir das 11h, no Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Maria da Glória Cavalcanti Beuttenmüller nasceu no Rio de Janeiro, em 1925, e morava na Tijuca, Zona Norte da cidade, onde faleceu. Seu método de ensino começou a ser forjado nos anos 1960, a partir de um trabalho de oratória iniciado no Instituto Benjamin Constant, dedicado ao acolhimento de deficientes visuais, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Até então o preparo vocal de atores era feito através de aulas de canto e, a partir de Glorinha, passou a ser feito também através da oratória, com ela utilizando-se de técnicas desenvolvidas por encenadores estrangeiros como Rudolf Laban (1879-1958) e Jerzy Grotowski (1933-1999).
Foi também nos anos 1960 que ela lançou “Você sabe falar”, o primeiro dos sete livros que lançou a o longo da vida, sendo o último deles, “O despertar da comunicação vocal”, tendo sido lançado em 1995.