O imbróglio envolvendo o relacionamento entre a socialite carioca Regina Lemos Gonçalves, de 88 anos, e José Marcos Chaves Ribeiro, ganhou esta semana mais um round. Na última quarta-feira (24), Álvaro O’hara, sobrinho de Regina, declarou à colunista Claudia Meireles, do portal Metrópoles, que as imagens publicadas sobre o casal seriam “fotomontagens na internet”. José Marcos é acusado de manter a socialite em cárcere privado, e o processo corre em segredo de Justiça.
Diversas fotos de Regina com José Marcos estão disponíveis em colunas sociais impressas e em sites como os do jornalista Yuri Antigo e em blogs como o do colunista Vanderlan Nader, e no de Romy di Vitti, que foi assessora de imprensa de nomes como a atriz Florinda Bolkan e a cantora Wanderléa. No dia 16 de fevereiro de 2014, Vanderlan afirma que Regina e Marcos estavam noivos. Já no site de Yuri e no blog de Romy há registros do casal que datam de 2013.
Fotógrafa de eventos sociais há quatro décadas, Vera Donato é autora das imagens que ilustram diversas matérias nas quais Regina e José Marcos são citados. Ela, que fotografa eventos quando ainda se revelava os filmes em laboratório, afirma que nenhuma das suas imagens sofreu qualquer tipo de alteração digital.
— Sou amiga pessoal da Regina há 35 anos. Eu frequentava a casa dela. As fotos não são montagens. Os dois moram juntos como um casal — conta Vera, que ressalta não conhecer Álvaro O’Hara, sobrinho de Regina: — Nunca ouvi falar dele.
Marcelo Borgongino, outro importante fotógrafo de eventos do Rio de Janeiro, também clicou Regina e José Marcos juntos em diversas ocasiões. Perguntado se as fotos deles abraçados, publicadas em colunas sociais e disponíveis na internet, eram montagens, ele foi categórico:
— Não, minhas fotos não são montagem. Eles são um casal há muito tempo.
Álvaro O’hara, sobrinho de Regina, disse em entrevista ao Metrópoles que José Marcos “se tornou o motorista” dela. Já João Chamarelli, que se apresenta como amigo e representante da família da socialite, disse ao jornal O Globo no último domingo (21) que José Marcos é “o motorista virou uma espécie de mordomo, de faz tudo” de Regina. No entanto, essa versão é desmentida pelo jornalista Waldir Leite, que, no início dos anos 2000, foi colaborador do Caderno H, editado por Hildegard Angel e publicado no Jornal do Brasil. Ele também fala sobre o relacionamento dos dois:
— É claro que são um casal. Esse romance é uma novela de Gilberto Braga ambientada no Chopin! — comenta o jornalista ao NEW MAG.
Além deles, três amigos que frequentavam a casa de Regina — e não quiseram se identificar — também confirmaram que a socialite apresentava José Marcos para todos como sendo seu cônjuge.
Nesta sexta-feira (26), o desembargador Antônio Carlos Amado, da 3ª Câmara Criminal do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ), revogou a decisão que colocava fim à medida protetiva de que José Marcos pudesse se aproximar da idosa de 88 anos. Com a decisão, o companheiro deverá manter distância de 250 metros de Regina, que voltou a morar no Chopin, em seu apartamento que ocupa um andar inteiro do edifício.
Crédito das imagens: Itho Campos (alto), reprodução / Internet, Vera Donato e Marcelo Borgongino