Um veículo e tanto

abril 12, 2024

Lançamento de livro sobre o Jornal do Brasil reúne notáveis em evento na Academia Brasileira de Letras

Houve um tempo (nem tão longínquo) em que o jornalismo foi exercido com excelência no país. E houve um veículo, em particular, onde o jornalismo foi praticado com ousadia, correção, dedicação e um ingrediente que faz a diferença: paixão. O tal veículo em questão foi o Jornal do Brasil, que lançou tendências, fez a cabeça de gerações de brasileiros e foi ali onde, como naquela canção de Milton Nascimento, “muita gente boa pôs o pé na profissão”.

Esse importante veículo de imprensa tem sua história contada em “JB – A invenção do maior jornal do Brasil”, livro do jornalista Luiz Gutemberg com prefácio do professor Muniz Sodré, referência no estudo de Comunicação no país. A obra foi lançada, na tarde da última quinta-feira (11), em evento na Academia Brasileira de Letras (ABL).

O lançamento foi precedido por bate-papo que reuniu o jornalista e presidente da ABL, Merval Pereira, o poeta e imortal Geraldo Carneiro, e os jornalistas Luiz Lobo e Mario Feijó. E foi prestigiado por referências do bom jornalismo, que passaram ou não pelo Jotinha,  como o também imortal Ruy Castro e a jornalista Cecília Costa Junqueira, que editou, por bons anos, o “Prosa e verso”, caderno de saudosa memória publicado aos sábados em O Globo.

Ainda é possível encontrar (poucos) focos de excelência no jornalismo. Que a leitura dese livro desperte as novas gerações para a importância que a profissão de jornalista teve um dia (nem tão longínquo assim).

Crédito das imagens: Cristina Granato

Grandes: Luiz Lobo, Geraldo Carneiro, Merval Pereira e Mário Feijó
O jornalista e imortal Godofredo de Oliveira Neto e Márcio Tavares d’Amaral
O escritor e imortal Ruy Castro e Adriana Monteiro
Cecília Costa Junqueira e Teresa Costa d’Amaral
Pedro Figueiredo e Claudia De Cicco

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Na grande área

Instrumentista israelense avalizado por grandes lendas do jazz vem ao Brasil para show no Rio de Janeiro

Extra(s) por favor

Gilberto Gil abre duas novas datas para as apresentações da sua turnê de despedida no Rio de Janeiro