Alguns dos mais importantes nomes das nossas artes visuais terão obras leiloadas em prol das vítimas das fortes chuvas que castigaram Petrópolis, na Região Serrana do Rio, em fevereiro. Anna Bella Geiger, Cildo Meireles, Luiz Aquila, Manfredo de Souzanetto e Siron Franco são alguns dos 218 artistas cujas peças integram o leilão “Levante Petrópolis”, que acontece de forma remota, no dia 23 de março.
A iniciativa une Isabela Simões e Augusto Herkenhoff, responsáveis pelo Espaço Zagut, ao padre Omar, da Igreja de São José, na Lagoa, e ao leiloeiro Horácio Ernani.
– A adesão está sendo impressionante, tanto dos artistas que expõem na Zagut, quanto a de amigos artistas, alguns deles de Petrópolis, muitos dos quais não nos conheciam. As pessoas enviaram obras de todo o Brasil. Houve até mesmo arquivos para serem impressos, de artistas que estão no exterior – celebra Isabela Simões.
Os valores obtidos com as vendas serão revertidos integralmente às obras sociais que atuam naquela cidade, onde mais de 200 pessoas morreram e mais de 800 pessoas estão desabrigadas.