O dia 19 de setembro de 1990 representa uma importante conquista para a Saúde no Brasil. Dois anos depois de promulgada a nova Constituição brasileira, foi aprovada a Lei 8080 que dava à população acesso gratuito a diferentes serviços de saúde através de um sistema que uniu federação, estados e municípios. O Sistema Único de Saúde, o SUS, referência no país e no mundo, tem sua história contada num livro. E por um dos seus criadores, o médico sanitarista Luiz Antonio Santini, juntamente com o historiador Clóvis Bulcão.
“SUS, uma biografia – Lutas e conquistas da sociedade brasileira (Record) foi lançado na noite da última segunda-feira (11), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, abarrotada de amigos, muitos deles profissionais da área médica, pesquisadores e autoridades da área da Saúde como o ex-ministro José Gomes Temporão, que comandou a pasta no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.
Os autógrafos foram precedidos por um bate-papo entre os autores mediado por Lucas Telles, editor de não ficção da Record. “Para mudar o país é necessário vontade política, mas só a vontade política não é suficiente para mudar o país”, declarou Santini, aplaudido por nomes como o do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, que assina o texto da orelha da edição.
Crédito das imagens: Marco Rodrigues