“Amigos para sempre”, é assim que Ailton Krenak define sua amizade com o fotógrafo japonês Hiromi Nagakura. E a parceria rendeu frutos, como a exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”. Idealizada pelo Instituto Tomie Ohtake, a mostra fez sucesso em São Paulo e vai chegar ao Rio de Janeiro com novidades. A inauguração será no dia 28 de fevereiro no CCBB, no Centro da cidade.
No dia da abertura, Hiromi e Krenak, curador da mostra, vão participar de uma roda de conversa ao lado das lideranças indígenas Moisés Pyianko Ashaninka e Leopardo Huni Kuin e de Marize Guarani, presidente da Associação Indígena Aldeia Maracanã.
Na versão carioca da exposição, o público poderá ver uma nova seleção de 160 fotografias feitas por Hiromi em viagens a aldeias indígenas e comunidades no território amazônico, sempre na companhia de Krenak. Além disso, o visitante vai poder conferir objetos dos povos visitados, que não estiveram presentes na edição paulistana da mostra.
— Momentos de intimidade e contentamento entre “amigos para sempre” inspiraram esta mostra fotográfica mediada por encontros com algumas das pessoas queridas que nos receberam em suas cozinhas e canoas, suas praias de rios e nas aldeias: Ashaninka, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá, Huni Kuin e comunidades ribeirinhas no Rio Juruá e região do lavrado em Roraima — declara Krenak.
Crédito da imagem: reprodução / Internet