O legado de Dorival Caymmi (1914-2008), um de nossos mais importantes compositores, será reverenciada em um dos mais tradicionais festivais de cinema do mundo. O documentário “Nas ondas de Dorival Caymmi” será exibido no 44º Festival Internacional de Nuevo Cine LatinoAmericano,novo nome do bom e velho Festival de Cinema de Havana. O filme, dirigido por Locca Faria, está entre os 90 títulos selecionados e divididos entre as oito categorias do evento, que começou neste fim de semana e estende-se até o próximo domingo (17).
Os países com mais obras inscritas são, além do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia, mostrando que não é somente nas searas política e de Relações Internacionais que a América Latina borbulha. O documentário, produzido por Hélio Pitanga, da Bossa Produções, foi lançado este ano no Festival do Rio e chega às salas de cinema em 2024.
A produção mostra o processo criativo daquele que foi um dos compositores fundamentais na chamada Época de Ouro do Rádio, entre as décadas de 1930 e 40, que reinventou o samba e cujo cancioneiro serviu de incubadora para a bossa nova e inspirou, anos depois, o axé.
A diversidade da obra de Caymmi é corroborada através de depoimentos de grandes nomes da MPB como Maria Bethãnia, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, além dos três filhos do mestre, a cantora Nana Caymmi e os compositores Dori e Danilo Caymmi.