Divinos e maravilhosos

novembro 12, 2023

Caetano Veloso e Angela Ro Ro se reencontram para festejar o disco “Transa” e repetem beijo imortalizado em foto de Thereza Eugenia

Angela Maria Diniz Gonçalves tinha 22 quando, no início dos anos 1970, trocou a barra pesada brasileira pelos ares democráticos ingleses. Ela já aventurava-se pela música e, no fim da mesma década, ficaria conhecida como Angela Ro Ro. A temporada londrina rendeu-lhe uma participação em “Transa”, o segundo LP gravado por Caetano Veloso no exílio europeu. É dela a gaita ouvida em “Nostalgia (That’s what rock n’ roll is all about)’, faixa que encerra o icônico disco.

Ali nasceu uma amizade que perdura até hoje, fomentada por homenagens como a deslumbrante canção “Escândalo”, lançada por ela no LP homônimo de 1981. Uma coisa pela qual eles certamente não esperavam é que voltariam a se encontrar em “Nostalgia” cinquenta anos depois.

O reencontro deu-se, na noite do último sábado (11), no show com o qual Caetano celebrou, na Arena do Jockey, o cinquentenário de “Transa” e que contou com a luxuosa participação da compositora. Quando Ro Ro entrou no palco, os dois amigos cumprimentaram-se repetindo o beijo imortalizado pela fotógrafa Thereza Eugênia – e a plateia adorou, claro.

– Agora, nós vamos ter uma coisa que não pudemos ter quando fizemos o então único show de “Transa”, que a chuva quase destruiu. Isso, acho, é um sinal de sorte porque, naquela altura, convidei uma pessoa que participou da gravação do disco em Londres e ela não pôde vir porque tinha show em Belém do Pará, mas hoje está aqui. A única presença feminina neste espetáculo: Angela Ro Ro – saudou Caetano antes de sua convidada entrar no palco.

A apresentação foi a segunda para celebrar a efeméride do álbum, e a primeira com a participação da artista. A ideia da celebração foi pensada pelo jornalista Nelson Motta para o festival Doce Maravilha, do qual foi o curador.

Na noite do show, um forte temporal atingiu o Rio de Janeiro, causando transtornos no festival e atrasando a apresentação (que aconteceu à uma da manhã). Iniciou-se então o clamor para o artista reapresentar o show, o que acontece este fim de semana (também neste domingo, 12) na Arena do Jockey, na Gávea.

Crédito das imagens: Reprodução (instagram) e Thereza Eugênia

Ro Ro e Caetano Veloso no lançamento do LP “Mel”, de Maria Bethânia, na Polygram. Foto: Thereza Eugênia

Posts recentes

Festão com xenhenhém

Preta Gil prestigia Alcione em aniversário que reuniu grandes personalidades no Rio de Janeiro

‘Não esperava ficar 30 anos na TV’

Alexandre Borges celebra 40 anos de carreira no palco e saúda a abertura da TV à Diversidade, aplaude Fernanda Torres e defende parcimônia com o whatsapp

De pedra a vidraça

Flávio Marinho reúne grandes talentos em lançamento de livro com textos dos tempos em que atuou na imprensa