Nova e tradicional

novembro 7, 2023

Personalidades das vidas cultural e social cariocas prestigiam a inauguração da nova Fiorentina em Ipanema

O Rio de Janeiro tem essa mágica. Alguns lugares são escolhidos por determinados grupos e tornam-se referência na cidade. Foi assim com La Fiorentina, cantina italiana inaugurada em fins dos anos 1950, no Leme, para onde a classe teatral rumava após seus espetáculos. Em paralelo a isso, intelectuais e boêmios também fizeram do local sua segunda (em alguns casos primeira) casa. A escritora Clarice Lispector (1920-1977), ilustre moradora do bairro, era assídua. O mesmo pode ser dito sobre a cantora Leny Andrade (1943-2023).

Com o passar do tempo, o restaurante consolidou-se como ponto de encontro de artistas e intelectuais – e isso durou anos. Em fevereiro deste ano, a cantina fechou suas portas no Leme suscitando comentários sobre o fim de uma época. Pouco tempo depois, abria as portas em  Ipanema. MaIs exatamente na Aníbal de Mendonça, rua que é símbolo da sofisticação do bairro e passarela entre a praia e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

A nova Fiorentina foi oficialmente inaugurada na noite da última segunda-feira (06). E reuniu frequentadores fiéis (muitos deles nomes da vida social carioca) e personagens da nova geração, que podem fazer do local seu point, convidados pelo casal de RPs Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho.

O empresário Omar Peres, o Catito, também fez as honras juntamente com a mulher, Lenise Figueiredo. E a noite contou com a presença de nomes assíduos, como o ator Tonico Pereira, o casal Chico e Eliana Caruso, o cartunista Jaguar, o cineasta Sérgio Rezende, e o casal de atores Paulo Betti e Dadá Coelho.

Duas características marcantes do local são as fotografias que decoram o salão e suas pilastras, assinadas por grandes personalidades. Pois a novelista Glória Perez, o jornalista Luís Erlanger e o supracitado Betti deixaram seus jamegões nelas.

E, assim, a Fiorentina segue com fôlego para manter-se símbolo do alto astral que é uma das marcas do Rio de Janeiro. Que assim continue!

Crédito das imagens: Eny Miranda

Posts recentes

Festão com xenhenhém

Preta Gil prestigia Alcione em aniversário que reuniu grandes personalidades no Rio de Janeiro

‘Não esperava ficar 30 anos na TV’

Alexandre Borges celebra 40 anos de carreira no palco e saúda a abertura da TV à Diversidade, aplaude Fernanda Torres e defende parcimônia com o whatsapp

De pedra a vidraça

Flávio Marinho reúne grandes talentos em lançamento de livro com textos dos tempos em que atuou na imprensa