Muita gente pensa que o ator Roberto Birindelli é gaúcho, mas não. Ele é uruguaio e mudou-se com a família para o Brasil quando era adolescente. E o fato de o castelhano ser sua primeira língua possibilitou ao ator participar de projetos na América Latina. O mais recente deles é o longa “Gauguin e o canal”, do diretor venezuelano Frank Spano.
Na produção, Birindelli dá vida ao pintor francês Paul Gauguin (1848-1903), que trabalhou na construção do Canal do Panamá, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico que, a partir de 1914, facilitou transações comerciais no mundo todo.
As cenas do ator foram rodadas no próprio Panamá, no segundo semestre de 2021, e foi a terceira vez em que o ator visitou aquele país, pelo qual tem um xodó. Ele pensa, inclusive, em passar uma temporada por lá, como explica ao NEW MAG:
– Eu amo o Panamá. Amo a calma que se tem nas ruas. É o terceiro trabalho que fiz por lá e farei mais um. Desta vez fui com meu filho (Carlo) e visitamos a parte antiga do país, que lembra muito Havana (capital de Cuba). Há um contraste lindo ali. A parte nova do país lembra Dubai e a parte antiga mantém as delícias das referências à sua História.
O filme foi agraciado pelo Fundo de Cinema do Ministério da Cultura do Panamá e está em processo de pós-produção.