De trás das câmeras para as telonas. Dois grandes cineastas, nosso Nelson Pereira dos Santos (1928-2018) e o poeta italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975), foram homenageados em produções exibidas na noite da última terça-feira (10) no Festival do Rio. A estreia dupla aconteceu no Estação Net Botafogo, Zona Sul da cidade.
O documentário “Nelson Pereira dos Santos – Vida de cinema” conta a história do diretor dos clássicos do nosso cinema como “Vidas secas” e “Memórias do cárcere”. Dirigido por Aída Marques e Ivelise Ferreira, viúva de Nelson, o filme é narrado na primeira pessoa e mostra a trajetória do grande cineasta, cujo talento atravessou fronteiras e foi premiado no Festival de Cannes.
Já o curta “Celebrazione”, dirigido por Luiz Carlos Lacerda, o Bigode, recorda a passagem de Pasolini pelo Rio de Janeiro na década de 1970. Vindo da Argentina acompanhado da cantora Maria Callas (1923-1977), o diretor se apaixona pelo soldado Joaquim.
A sessão inaugural dupla contou com a presença do cineasta Walter Salles, do casal de produtores Luiz Carlos e Lucy Barreto, das atrizes Angela Rebello e Guida Viana, e do compositor Jards Macalé, entre outros.
Crédito das imagens: Cristina Granato