Edney Silvestre é hoje um dos mais respeitados (e aclamados) nomes da nossa literatura. Desde que estreou no segmento com “E se eu fechar os olhos agora” (2009), ele vem demonstrando que domina a arte de uma boa narrativa, seja como contista ou romancista.
Antes de arrebentar como escritor, ele já mandava muito bem como jornalista. E realizou, ao longo da carreira, entrevistas memoráveis. Algumas delas foram reunidas no livro “Contestadores” (Almedina), que foi agora ampliada para celebrar os 20 anos de sua primeira edição.
A coletânea, que já trazia conversas com nomes como o educador Paulo Freire (1921-1997) e com as divas do cinema Lauren Bacall (1924-2014) e Liv Ullmann, foi acrescida com as entrevistas com Fernanda Montenegro, grande dama das nossas artes dramáticas, e com o escritor e Nobel de Literatura José Saramago (1922-2010).
A nova edição foi lançada, na noite da última sexta-feira (29), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon com longa fila de autógrafos – e não poderia ser diferente em se tratando de Edney.
Na ocasião, ele homenageou dois grandes nomes da nossa literatura: João Ubaldo Ribeiro (1941-2014), que prestigiou o jornalista na sua estreia literária, e Nélida Piñon (1937-2022), que compareceu a todos os lançamentos literários do amigo.
Crédito das imagens: Cristina Granato