‘Nada’ é tudo… de bom

setembro 29, 2023

Série argentina estrelada por Robert De Niro rouba a cena no Festival de San Sebastián, relata Rodrigo Fonseca

por Rodrigo Fonseca*

Encerrando atividades no sábado (30), com a projeção do thriller “O assassino”, de David Fincher, e do drama biográfico “Dance first” (sobre o autor de teatro Samuel Beckett), o 71º  Festival de San Sebastián pediu licença ao cinema para abrir seu conjunto de salas de exibição para séries de TV e streaming. Com produções espanholas, esse ritual tem sido uma prática comum.
Mas este ano, quem roubou todos os holofotes desse eixo serializado do evento espanhol foi a Argentina, com a minissérie em cinco episódios hilários “Nada”. Basta dizer que Robert De Niro está em cena, falando espanhol. Quem dirige o projeto, protagonizado por Luis Brandoni, é a dupla de muito sucesso Gastón Duprat e Mariano Cohn. “O Cidadão Ilustre”, de 2016, consagrou os dois como grife de humor. O longa-metragem anterior deles, “Competencia oficial” (2021), com Penélope Cruz e Antonio Banderas, só foi lançado no Brasil na plataforma digital Star+. É para lá que vai “Nada”.
Penélope e Banderas trabalharam juntos no almodovariano “Dor e glória”, em 2019. Martínez, que fez carreira nos palcos e nas telas de Buenos Aires, ganhou prestígio internacional em 2016, ao receber a Copa Volpi de Melhor Interpretação por “O cidadão ilustre”, também de Cohn e Duprat.
– Concebemos humor como se fosse um roteiro coral, daqueles em que muitas vozes conseguem solar em sua própria voz, cada uma com sua gota de veneno. Nós tínhamos cenas muito longas deixando a câmera como testemunha – disse Duprat ao NEW MAG ao começar as rodagens de “Nada”, que traz Brandoni no papel de um feroz crítico gastronômico.
Exibido em San Ssebastián na mostra Culinary Cinema, a minissérie é um regalo para os olhos e para o apetite, ao explorar várias receitas típicas de nuestros hermanos, como uma finíssima milanesa de carne de vaca e croissants em forma de lua.
No roteiro, o personagem vivido por Brandoni entra em crise após a morte de sua governanta no momento em que precisa escrever um livro com memórias divertidas de suas papilas gustativas. A chegada de uma jovem paraguaia se candidatando a ser sua empregada vai mudar sua vida.
Nesta sexta (29), a mostra Horizontes Latinos de San Sebastián vai exibir o esperado filme brasileiro “Pedágio”, de Carolina Markowicz: uma trama sobre “cura gay” com Maeve Jinkins e Kauan Alvarenga.
*enviado especial ao Festival de San Sebastián

MAIS LIDAS

Posts recentes

Notórios… sabores

Concorrentes à premiação aos 50 melhores restaurantes da América Latina são festejados no Rio de Janeiro