A comemoração é dupla – e grandiosa. Afinal, são 70 anos de vida, que serão completados em novembro, e quarenta anos dedicados à poesia. E a celebração será com um livro novo. Salgado Maranhão, um dos mais importantes nomes da nossa poesia, lança a primeira antologia de sua carreira. “A voz que vem dos poros” (Malé) será lançada nesta segunda-feira (25), a partir das 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.
– Essa antologia traz uma mostra bastante fidedigna de minha produção poética nos últimos 40 anos – celebra o poeta, duas vezes vencedor do Jabuti, destacando as transformações pelas quais sua escrita passou: – São variados períodos de rupturas e aperfeiçoamentos da minha linguagem. Por meio dela, o leitor poderá comparar as escolhas que formaram minha sintaxe.
E as escolhas dos poemas selecionados foram feitas a seis mãos. E envolveram, além do próprio poeta, o professor e filósofo Rafael Campos Quevedo e o também professor Vagner Amaro, doutor em Letras pela PUC-Rio. E, foram, segundo este, estruturadas sobre dois pilares:
– Um é o da diversidade de seus expedientes formais e, o outro, o da reiteração de um núcleo imagético em torno do qual a sua obra orbita.
E a poesia de Salgado, em especial as da sua primeira fase literária, dizem muito de seu lugar de origem. O poeta nasceu em Canabrava das Moças, interior do Maranhão, e seus escritos trazem muito da região onde cresceu.
A coleção traz esse olhar sobre a trajetória do escritor e também mira o presente ao incluir o poema inédito que dá título à coletânea. Salgado tem sua poesia estuda em universidades norte-americanas e tem textos traduzidos para idiomas como o árabe e o japonês. Está mais do que na hora de o Brasil conhecê-lo melhor.
Crédito da imagem: Daniel Mordnski