O bailarino Thiago Soares, considerado um dos melhores do mundo, vai estrear o espetáculo de sua última turnê internacional em São Paulo. Após passar por cidades como Lisboa e Rio de Janeiro, o “Último ato” será apresentado nos dias 7 e 8 de outubro no Teatro J. Safra, na Zona Oeste da capital paulista.
O artista explica que o espetáculo brinca com o fato de ser uma despedida dos palcos:
— Dizem que o bailarino tem sua primeira morte quando deixa de dançar, então é uma brincadeira com a morte. Hoje apenas apago uma luz para acender tantas outras.
Thiago convidou bailarinos brasileiros de diversas origens para a apresentação.
— Nesse espetáculo temos artistas do samba, da dança urbana, até mesmo do parkour. É uma coletânea de informações de movimento que transcende o clássico, ainda sendo um espetáculo de ballet clássico — contou o artista, que também entrega que o “Último ato” terá uma forte interação com a plateia — dessa vez, o público irá decidir o final.
A turnê revisita o passado de Thiago, que começou a dançar em uma escola no Méier, bairro da Zona Norte do Rio, até chegar a companhia Royal Ballet de Londres, onde foi Primeiro Bailarino.
— Os lugares que já passei, dos viadutos de Madureira até os mais de 30 países através da dança, criaram em mim um liquidificador de arte que eu quero derramar nessa turnê. É uma miscelânea cultural, uma síntese do lixo ao luxo — declarou Thiago.
O bailarino promete que não vai pendurar as sapatilhas. Ele estará envolvido em novos projetos que vão ter envolvimento com a dança. Um filme que contará a sua história também está sendo gravado, ainda sem previsão de estreia.
Crédito das imagens: Lina Nunes