Zé Ramalho terá sua vida e obra contadas num musical. Cantadas, melhor dizendo, pois não se trata exatamente de uma encenação biográfica. O cancioneiro desse grande compositor inspirou “O admirável sertão de Zé Ramalho”. A montagem traz Adriana Lessa no lugar que seria de Léa Garcia (1933-2023) e estreia no sábado (09) no Theatro Municipal de Niterói, Rio de Janeiro.
A direção é de Marco André Nunes, e a dramaturgia, de Pedro Kosovski, dupla da premiada “Caranguejo overdrive”. Antes da estreia, a montagem abre seus ensaios ao público nesta quinta (07) e na sexta-feira (08) com bate-papo no final.
— O espetáculo é uma homenagem a um grande brasileiro que levou para o mundo a força artística do Nordeste, com qualidade em sua realização e enorme potência criativa — conta Eduardo Barata, idealizador do musical.
A peça será dividida em cinco atos que vão do Brejo da Cruz (PB) — cidade em que o cantor nasceu — passando por João Pessoa (PB) e Rio de Janeiro, onde, após passar dificuldades, consagrou-se como um dos grandes nomes da nossa música.
Os personagens referem-se às músicas do compositor. Estão lá os retirantes, o vilão e o palhaço, entre outros. No elenco estão nomes como Ceiça Moreno, Duda Barata, César Werneck e Marcello Melo.
Créditos da imagem: divulgação (topo) e Cristina Granato