Africanidade na telona

agosto 27, 2023

Mostra de Cinemas Africanos estreia filmes e traz convidados do continente ao Brasil

A diversidade do cinema dos países da África vai ser celebrada no Brasil. A Mostra de Cinemas Africanos vai exibir filmes e exaltar a cultura das nações do continente em dois estados brasileiros. O evento começa no dia 5 de setembro, no Cinesesc e no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo, e, no dia 13 de setembro, chega ao espaço Glauber Rocha e ao Saladearte Museu, em Salvador. A Mostra vai contar com a presença de convidados internacionais em debates, masterclasses e painéis. 

Diversos longas e curtas-metragens de 12 países vão ser apresentados, com destaque para “Mami Wata”, longa nigeriano inédito no Brasil dirigido por C. J. Obasi. O filme é campeão de Melhor Direção de Fotografia — assinada pela brasileira Lílis Soares — no Festival de Sundance, dos EUA. O enredo é baseado em um mito do oeste africano. Quando um acontecimento trágico perturba a paz de uma comunidade, duas irmãs lutam para salvar sua aldeia e restaurar a glória de Mami Wata, deusa das águas. Diretor e fotógrafa vão estar presentes em São Paulo para o evento.

Ainda vão ser apresentados os longas “O panteão da alegria”, musical protagonizado por crianças do Benin e dirigido por Jean Odoutan e”O kafta azul”, da diretora Maryam Touzani, que lança um olhar para as mulheres do Marrocos e também aborda questões LGBTQIA+ no país em que a homo e transexualidade são consideradas ilegais. A Mostra tem realização do Sesc São Paulo e conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil.

Crédito da imagem: Fiery Film Company 

Cena de “Mami Wata”, dirigido pelo nigeriano C. J. Obasi

Posts recentes

Derradeira primavera

Missa pelo sétimo dia da morte de Nana Caymmi será celebrada em igreja próxima a onde viveu Dorival Caymmi, pai da cantora

‘Sinto muito orgulho’

Maria Frering lança coleção inspirada por Judy Chicago, celebra o consumo consiente e revela planos de expandir sua marca no país

Inclusão e transformação

Instituto Yduqs une-se ao Prêmio Sim à Igualdade Racial e é confirmado como patrocinador da nova edição do evento