A historiadora Mary Del Priore e o escritor Aílton Krenak manifestaram interesse em entrar para a Academia Brasileira de Letras. Eles são candidatos à cadeira nº 5, vaga com a morte do historiador e cientista político José Murilo de Carvalho, aos 83 anos no dia 13 de agosto. As cartas nas quais os escritores manifestam as intenções em concorrer foram recebidas pela ABL no fim da tarde da última quinta-feira (17), após a Sessão da Saudade em memória de Carvalho.
Krenak e Priore são os dois primeiros candidatos ao pleito. Outros nomes podem manifestar suas intenções até o dia 02 de setembro. Mesmo que a disputa fique entre os dois candidatos, o páreo será duro uma vez que são dois nomes de muito prestígio nas áreas em que atuam.
Enquanto Mary Del Priore notabilizou-se como uma das historiadoras mais importantes da atualidade, Kreank é considerado um dos mais representativos pensadores e conhecedores da Cultura indigenista no país. Seu nome ganhou vulto em âmbito nacional em 1987, quando o então deputado federal, num discurso no plenário da Câmara, pintou o rosto de preto enquanto preferia sua fala.