Era o ano de 2019 e Sérgio Mamberti (1939-2021) celebrava seus 80 anos no palco. A montagem de “O ovo de ouro”, de Lucas Papp, acabou sendo o último trabalho desse que foi um dos nossos grandes atores. Mamberti será homenageado por alguém que o conheceu bem de perto: Duda Mamberti, seu filho mais velho. Ele vai viver no palco o papel que foi de seu pai. A nova montagem de “O ovo de ouro” estreia em setembro, no Teatro Itália Bandeirantes, em São Paulo.
Duda será Dasco Nagy, prisioneiro num campo de concentração eque acaba designado a conduzir seus iguais à câmara de gás. O papel deu a Sergio o Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Ator e é velho conhecido de Duda, uma vez que ele ajudou o pai na preparação para a personagem:
— Estudamos juntos a peça. Durante o processo de montagem eu batia o texto com ele. Estou muito feliz por isso.
Autor do texto, Papp também atua na montagem, na qual vive o protagonista na juventude. A narrativa transita entre a atualidade e flashbacks da Segunda Guerra, quando judeus, homossexuais e ciganos foram dizimados pelos nazistas. O elenco é formado ainda por Leonardo Miggiorin, Rita Batata e Ando Camargo.
Crédito da imagem: divulgação