Adeus, mestre

agosto 10, 2023

O diretor Aderbal Freire Filho, que morreu aos 82 anos, será velado no Teatro Poeira, no Rio de Janeiro

O diretor teatral Aderbal Freire Filho, que morreu, aos 82 anos, na noite da última quarta-feira (09), será velado no Teatro Poeira, das atrizes Andréa Beltrão e Marieta Severo,  companheira de Aderbal desde 2004. O velório acontece na manhã desta quinta-feira (10), das 10h às 14h, quando o corpo do artista será transferido para o Memorial do Carmo, onde também será velado, a partir das 15h,  em cerimônia restrita a amigos e familiares, antes de ser cremado. O diretor lutava nos últimos anos contra as complicações de um AVC e estava internado num hospital em Copacabana, Zona Sul da cidade.

Aderbal notabilizou-se como um dos principais encenadores da sua geração e um dos mais brilhantes do país. Trabalhou com grandes nomes do teatro como Marília Pêra (1943-2015), dirigida por ele no solo “Apareceu a Margarida”, de Roberto Athayde em idos dos anos 1970; Renata Sorrah e Daniel Dantas, em “Macbeth”, e Wagner Moura, em “Hamlet”, ambas com textos de Shakespeare.

Ele ganhou também importantes prêmios no teatro como oShell pela encenação de “Incêndios”, estrelada brilhantemente por Marieta. Aderbal deixa a companheira e os filhos Camilo e Aderbal, de relacionamentos anteriores.

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Extra(s) por favor

Gilberto Gil abre duas novas datas para as apresentações da sua turnê de despedida no Rio de Janeiro

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país