Caminhos de um artista

julho 26, 2023

Carlos Artêncio, querido por artistas como Sonia Braga, reúne suas pinturas em mostra no Rio de Janeiro

Carlos Artêncio era criança quando começou a transpor para o papel o que via no seu entorno. O interesse pelo desenho levou-o, muitas vezes, a negligenciar as brincadeiras com os amigos. Como em fins dos anos 1950, não havia escola de desenho em Marília (SP), sua cidade natal, o menino viu na Arquitetura uma forma de aprimorar seu talento. E, aos 12 anos, lá foi ele conciliar os estudos com o “expediente” num escritório de arquitetura local.

O batente levou-o ao curso de Arquitetura, onde especializou-se como paisagista – um dos mais respeitados no Rio de Janeiro, para onde mudou-se em 1970. Em meados dos anos 1980, acrescentou mais um epíteto aos demais: o de ilustrador. O desenho e a pintura foram, mais uma vez, aprimorados através de criações de peças publicitárias hiper-realistas.

Carlos passou pela arquitetura, foi ilustrador, ganha vida como paisagista e, em momento algum, deixou a pintura de lado. E, aos 73 anos, reúne algumas de suas pinturas, todas em acrílica sobre tela, na sua primeira grande individual. “Caminhos de um olhar” poderá ser visitada, a partir de 05 de agosto, no Espaço Cultural Correios de Niterói, Rio de Janeiro, com curadoria de Rodrigo Pedrosa.

A dedicação à pintura foi, aos poucos, conquistando a admiração de amigos e de pessoas próximas. Uma delas é a atriz Sonia Braga, cunhada do artista e que, nas suas vindas ao Brasil, nas visitas à irmã , a produtora Maria Braga, sempre se impressiona com alguma nova obra de Artêncio.

– As pinturas do Carlos são muito bonitas. O olhar dele sobre as coisas, e sobre a própria vida, é mesmo impressionante – elogia  a estrela.

O artista não vê sua primeira grande mostra como um acontecimento tardio, mas algo que é fruto de todas as vivências que a vida lhe proporcionou, cada uma a seu tempo, como ele próprio salienta:

– Atualmente, dedico-me à pintura e considero que todas as atividades profissionais da minha vida decorrem deste meu sonho de menino e dos caminhos do meu olhar.

Olhar apuradíssimo e que será, enfim, contemplado por outros (e novos) olhos.

 

 

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Notórios… sabores

Concorrentes à premiação aos 50 melhores restaurantes da América Latina são festejados no Rio de Janeiro