Enquanto nossas jogadoras de futebol brilham na Copa do Mundo da Austrália, outros craques brasileiros também entraram em campo. No lugar de chuteira e da bola, peças e placas eletrônicas. Os alunos de cinco escolas Firjan Sesi, do Rio de Janeiro, venceram a Copa do Mundo de Robótica Fira 2023.
Os estudantes da unidade de Volta Redonda, que formaram a equipe Space Bots, se consagraram campeões na categoria DRC Explorer Sub-19. O vice-campeonato ficou para a equipe Tigers, formada pelos alunos de Benfica, Zona Norte do Rio. A próxima edição da Copa do Mundo de Robótica está prevista para acontecer no Brasil em 2024.
— Foi uma das experiências mais surpreendentes que já vivi. Não quero ir embora — contou Samara Barbosa, campeã com a equipe de Volta Redonda.
Os discentes de Barra Mansa ficaram com o terceiro lugar mundial na categoria Missão Impossível Sub-19 com o time Medal Hunters Fire. No total, 30 alunos brasileiros participaram do campeonato. Quarenta equipes de estudantes de robótica de países como México, Uruguai, Turquia e Irã fizeram parte da competição que premia inovação e criatividade.
— Na categoria DRC Explorer, em que fomos campeões e vice, a pista simula um edifício que sofreu um terremoto e o robô tem de levar pacotes para as vítimas que estão presas nos escombros. Mas a pista em que os alunos competiram no Mundial é bem diferente da que disputaram no Brasil. Eles precisaram adaptar o robô aqui para vencer o desafio — declarou Vinícius Mano, que coordena a Educação Básica do Firjan SESI.
Crédito das fotos: Lívia Falcão