Presença feminina

julho 19, 2023

O rito de posse de Heloísa Buarque de Hollanda na ABL terá a participação de grandes mulheres da nossa Cultura

Heloísa Buarque de Hollanda teve, ao longo de sua trajetória, seu nome assertivamente associado ao feminismo. E a representatividade feminina não poderia ficar de fora da cerimônia de posse da escritora na Academia Brasileira de Letras, marcada, como antecipado por NEW MAG, para o dia 28 de julho, quando assume a cadeira de número 30, ocupada anteriormente por Nélida Piñon (1937-2022). O rito de posse terá a participação de três mulheres altas da nossa Cultura.

O discurso de saudação à nova acadêmica será proferido pela escritora e imortal Ana Maria Machado. Já o diploma e o colar serão dados à Helô, como é chamada pelos amigos, respectivamente, pela atriz  Fernanda Montenegro, grande nome das nossas artes dramáticas, e pela ensaísta Rosiska Darcy de Oliveira.

A espada será entregue à nova imortal pelo professor Arnaldo Niskier. A comissão que acompanhará a Heloísa na entrada será formada pelo economista Edmar Bacha e pelos poetas Antonio Cícero e Antonio Carlos Secchin. Já a de saída, pelos imortais Cacá Diegues, Paulo Niemeyer Filho, Domício Proença e Geraldo Carneiro.

Heloísa anunciou, recentemente, a intenção de mudar de sobrenome, sendo designada como Heloísa Teixeira, em consideração a sua mãe. Em consulta recente ficou acertado que a ABL vai se referir à nova imortal pelo sobrenome com o qual consagrou-se.

 

Posts recentes

Festão com xenhenhém

Preta Gil prestigia Alcione em aniversário que reuniu grandes personalidades no Rio de Janeiro

‘Não esperava ficar 30 anos na TV’

Alexandre Borges celebra 40 anos de carreira no palco e saúda a abertura da TV à Diversidade, aplaude Fernanda Torres e defende parcimônia com o whatsapp

De pedra a vidraça

Flávio Marinho reúne grandes talentos em lançamento de livro com textos dos tempos em que atuou na imprensa