O sol brilhou em Trancoso, no litoral Sul da Bahia, no fim de semana. E não estamos falando do astro-rei, mas de outro sol, tão luminoso quanto. O festival Luz do Sol levou ao Teatro L’Occitane, naquela localidade, grandes nomes da MPB como Alceu Valença, Paulinho da Viola e Ney Matogrosso. O evento, produzido por Cinthya Graber, contou ainda com programação paralela, incluindo os DJs Fernando Figueiredo e Paola Vigorito, e as bandas locais Abel Chaves, Cacimba Barrenta e Samba in Casa. A chef Fernanda Possa, conhecida pelos eventos badalados que realiza na região do Quadrado, pilotou o bar e o espaço gourmet.
A programação atraiu personalidades como o ator Lucio Mauro Filho, o cantor Wilson Simoninha e a ex-modelo Lisa Graham. Patrocinado pelo Banco do Brasil, o festival contou ainda com a presença da presidente da instituição, Tarciana Medeiros, primeira mulher na História a presidir o BB, e dos vice-presidentes, Carla Nesi, Felipe Guimarães Prince e Marco Geovanne Tobias da Silva.
Alceu uniu-se à Orquestra Ouro Preto e apresentou o show ‘Valencianas’. A apresentação, que une música de concerto à popular, teve regência do maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico da orquestra. Paulinho da Viola mostrou ao público o show ‘80 anos’, cujo repertório é recheado de clássicos e sucessos.
– Em 2015, me apresentei no Teatro L’Occitane. É uma satisfação poder voltar, dessa vez com o show em comemoração aos meus 80 anos, com a banda completa e meus filhos Beatriz e João Rabello – festejou o compositor.
Ney Matogrosso apresentou o show ‘Bloco na uua’, cujo registro ao vivo foi indicado ao Grammy Latino em 2020, na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. Com pegada roqueira, o artista cantou músicas que se tornaram famosas na voz dele.
– Foi uma grande festa! Muita alegria e música da melhor qualidade, com três ícones da nossa MPB – celebra Cinthya Graber, idealizadora do projeto.
Crédito das imagens: Eny Miranda