Pinturas, objetos e intervenções artísticas de oito mulheres indígenas vão poder ser vistas pelo público que passar pelo Parque Lage. A Escola de Artes Visuais vai inaugurar no sábado (22) a exposição “Elas indígenas” no espaço localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com a curadoria do diretor da instituição Alberto Saraiva e do indigenista Toni Lotar, a mostra vai ocupar as cavalariças do parque. A Escola também vai passar a oferecer o curso de grafismo indígena como parte do conjunto de ações indígenas permanentes.
– A luta dos povos originários pelo reconhecimento dos seus é uma das maiores da história do Brasil e todas as instituições devem estar unidas pela defesa da vida e da riqueza cultural desses povos, contribuindo para a consolidação de seus direitos – declarou Saraiva.
A exposição vai reunir 50 obras de artistas de diferentes povos indígenas de diferentes estados do país. São elas: Ana Kariri (Paraíba); Benilda Kadiwéu e Coletivo Kadiwéu (Mato Grosso do Sul); Juliana Guarany (Paraná); Mara Kambeba (Amazonas); Tapixi Guajajara (Maranhão); Vãngri Kaingáng (Rio Grande do Sul); Varin Marubo (Amazonas) e We’e’ena Tikuna (Amazonas).
Créditos das fotos: Ingrid Pimenta e Renan Lima