Gênio de mil faces

julho 8, 2023

Pedro Almodóvar tem suas obras de ficção reunidas e lançadas no Brasil com tradução de Eric Nepomuceno

Ele é diretor, roteirista e pode ser considerado – sem dúvida alguma – um dos gênios do cinema contemporâneo. Acontece que Pedro Almodóvar tem uma faceta menos conhecida pelo grande público: a de literato. Suas incursões pela literatura deram-se em épocas distintas, com “Patty Diphusa”, que marca sua estreia no segmento, e com o romance “Fogo nas entranhas”. As duas obras, já traduzidas para o português, serão reunidas pela primeira vez numa edição. “Paty Difusa e Fogo nas entranhas” chega às livrarias brasileiras pelo selo Tusquets, da Editora Planeta.

Patty Diphusa é uma estrela de filmes para adultos que resolve colocar no papel suas memórias. As narrativas foram originalmente publicadas como crônicas pela revista La luna de Madrid. Anos depois, o editor Jorge Herralde teve a ideia de reuni-las em livro que acabou por marcar a estreia do diretor no mercado literário.

“Entre a quantidade de personagens femininas que escrevi, Patty é uma de minhas favoritas. Uma garota com tanta vontade de viver que nunca dorme, naïf, terna e grotesca, invejosa e narcisista, amiga de todo mundo e de todos os prazeres e disposta sempre a ver o melhor lado das coisas.”, escreve Almodóvar no prólogo da obra.

Já “Fogo nas entranhas” tem sua trama desenvolvida a partir de cinco mulheres, vítimas de uma vingança tramada por um fabricante de absorventes. Os textos foram traduzidos por Eric Nepomuceno, responsável por verter para o português obras de grandes nomes da Cultura Latino-americana como Julio Cortázar (1914-1984) e Gabriel García Márquez (1927-2014).

“Me alegra muito que esses textos se transformem em livro, embora, quando os escrevia, nunca estivesse seguro de que iria escrever o capítulo seguinte.”, rememora Almodóvar, ganhador de mais de 150 prêmios como o Oscar e o Globo de Ouro.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Notórios… sabores

Concorrentes à premiação aos 50 melhores restaurantes da América Latina são festejados no Rio de Janeiro