“Cacildis!”, exclamaria Antonio Carlos Bernardes Gomes (1941-1994) ao saber da boa nova. “Mussum – O filmis”, no qual Aílton Graça interpreta o humorista, está entre os selecionados para o Festival de Gramado. Os longas “Uma família feliz”, estrelado por Grazi Massafera, e “Tia Virgínia”, com Vera Holtz no papel-título, também serão exibidos no evento, que chega à sua 51ª edição. O documentário “Cidades fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, abre o festival, como antecipado por New Mag, no dia 12 de agosto.
A cinebiografia do músico e humorista, nacionalmente conhecido como um dos Trapalhões, marca a estreia do ator e produtor Silvio Guindane na direção cinematográfica. No longa, Chico Anysio, outra grande referência no humor brasileiro, é vivido por Vanderlei Bernardino. A produção é de André Carreira, pela Camisa Listrada, e distribuição da Downtown Filmes.
Já “Uma família feliz” é um thriller psicológico dirigido por José Eduardo Belmonte com argumento e roteiro de Raphael Montes, também assistente de Belmonte na direção. Na trama, Eva (Grazi Massafera) é a principal suspeita pelos acontecimentos envolvendo as filhas gêmeas e o recém-nascido. O longa é da Barry Company em coprodução com Globo Filmes e Telecine, e distribuído pela Pandora Filmes.
Na mesma categoria, concorre “Tia Virgínia”, que, além da supracitada Holtz, traz no elenco Arlete Salles, Antonio Pitanga e Louise Cardoso. A direção e o roteiro são do premiado Fabio Meira, com produção da Roseira Filmes e da Kinossaurus, com distribuição da Elo Company.