O ator Leonardo DiCaprio e o empresário Jeff Bezos agora fazem parte do esforço para proteger a floresta amazônica por meio do fundo “Desafio POP – Protecting Our Planet” (“Protegendo nosso planeta”, em tradução livre). Através de suas instituições sem fins lucrativos Re:Wild, de DiCaprio e Nature Solutions, de Bezos, eles vão fazer uma doação de 200 milhões de dólares, aproximadamente 950 milhões de reais de acordo com a cotação atual. O Ministério do Meio Ambiente e o Ministério dos Povos Indígenas vão trabalhar em conjunto com as organizações dos norte-americanos.
– Estamos inspirados pelas ambiciosas metas do Brasil para proteger a Amazônia, um dos lugares mais importantes para a fauna e flora do planeta, e estamos entusiasmados por poder apoiar esses esforços por meio do “Desafio POP” – declarou o ator.
Nos próximos quatro anos, a doação será utilizada para ajudar o Brasil a atingir o desmatamento zero na Amazônia e acelerar a transição para uma economia sustentável. Para ajudar a fazer isso acontecer, haverá um compromisso de melhorar a gestão das áreas protegidas existentes e defender os direitos das comunidades indígenas.