Afinados pelo futuro

junho 14, 2023

Personalidades prestigiam, no Rio de Janeiro, projeto que incentiva a formação de jovens músicos

Dois fatos inquietaram, por muito tempo, a pianista Simone Leitão: o disperdício de talentos musicais em comunidades carentes e a falta de acesso delas à apresentações de orquestras. Ela deu tratos à bola e, em 2012, criou a Academia Jovem Concertante. E, onze anos depois, a musicista só tem a comemorar: o projeto já contemplou mais de 800 alunos-bolsistas e contabiliza 150 concertos em 50 cidades de 11 estados brasileiros.

O projeto excursiona agora pelo Sudeste do país e, na noite da última terça-feira (13), aportou na Sala Cecília Meireles, Centro do Rio de Janeiro. A atriz Nívea Maria, diva da nossa TV, e o também ator Heitor Martinez foram conferir essa bela iniciativa que teve na relação de Simone com sua cidade natal uma de suas molas propulsoras.

Nascida no interior de Minas Gerais, ela assistia pela TV, aos domingos, às apresentações do Projeto Aquarius, num tempo em que a TV aberta prestigiava a música clássica.

– Mesmo sem ter orquestras perto de mim, na minha infância, sonhava em ver e ouvir, um dia, uma orquestra. Sou do interior de Minas e conheço bem o abandono cultural – rememora ela.

Abandono agravado nos últimos quatro anos. Que venham tempos mais oportunos!

Crédito das imagens: Marco Rodrigues

Os atores Heitor Martinez e Nívea Maria foram conhecer a iniciativa
A pianista Simone Leitão e a apresentadora Alinne Prado

MAIS LIDAS

Posts recentes

Notórios… sabores

Concorrentes à premiação aos 50 melhores restaurantes da América Latina são festejados no Rio de Janeiro