Da Sapucaí para as telonas

junho 12, 2023

A carnavalesca Rosa Magalhães tem sua história contada no documentário “Rosa - A narradora de outros Brasis”

A carnavalesca Rosa Magalhães fez desfiles memoráveis no Carnaval carioca. Sete vezes campeã na Marquês de Sapucaí – a maior vencedora da era sambódromo – ela teve sua trajetória documentada no filme “Rosa – A narradora de outros Brasis”. A professora, como é conhecida no mundo do samba, falou sobre seus desfiles e sua carreira no teatro e na TV no documentário dirigido por Valmir Moratelli e Libário Nogueira. O longa vai ter sua primeira exibição no Festival de Cinema de Vassouras no dia 23 de junho. Além de falar sobre carnaval, o filme também aborda assuntos como machismo e etarismo.

– “Rosa” faz ponte com essas produções ao discutir o lugar do corpo feminino. Mas também o da mulher idosa que, apesar de sua vitalidade, bate no contrafluxo etarista da sociedade. O carnaval, como produto cultural, é reflexo do seu meio. A sociedade é etarista, prioriza jovens em detrimento dos mais velhos. O carnaval reflete isso. Lugar de idoso é em cima da última alegoria para não atrapalhar evolução. Nem baiana idosa se vê mais com facilidade – contou Valmir Moratelli.

Rosa, pela primeira vez em 39 carnavais, não fechou com nenhuma escola para 2024. O documentário mostra a preparação do seu último desfile à frente da Paraíso do Tuiuti este ano. A produção da Libas Criações apresenta ainda os olhares sobre a cultura e padrões estéticos que a artista inaugurou. 

Rosa Magalhães entre Libário Nogueira e Valmir Moratelli

MAIS LIDAS

Posts recentes

Extra(s) por favor

Gilberto Gil abre duas novas datas para as apresentações da sua turnê de despedida no Rio de Janeiro

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país