O Rio tem agora o Instituto Brasileiro de Jardins Terapêuticos. A chegada à cidade do IBJT foi marcada pelo lançamento do livro “Jardins Terapêuticos em instituições de saúde: benefícios, características e implementação”, da paisagista e cientista Carla Pimentel.
A obra, prefaciada pela pesquisadora Eliseth Leão, do Hospital Israelita Albert Einstein, foi lançada na tarde desta terça-feira (06), dentro ainda das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última segunda-feira (05).
O espaço, onde estiveram várias chiquérrimas da vida social carioca, foi criado a partir da dissertação de mestrado da autora, apresentada na PUC-Rio. Tais jardins vêm ganhando força no mundo e, o Brasil tem forte manancial para essa iniciativa.
– O Brasil é um dos países com maior biodiversidade do mundo e apresenta variados ecossistemas com diferentes características – explica ela chamando atenção para os benefícios da iniciativa: – Os jardins terapêuticos vão promover uma conexão da pessoa, de maneira individualizada, com o espaço e essa ligação vai trazer benefícios para saúde e bem- estar.
Crédito das imagens: Miguel Sá