Qual planeta queremos para as próximas gerações? Com desmatamento, flora e fauna destruídas? O futuro passa pela preservação do maior bem da humanidade: a Floresta Amazônica. E a hora de mudar é agora. Pensando nisso, o Instituto Amigos da Amazônia (iAA), instituição sem fins lucrativos que tem sede em Portugal, criou o 1º Fórum Internacional Amigos da Amazônia (FiAA). O evento, que vai acontecer nos dias 7 e 8 de junho na Quinta de São João, Ilha da Madeira, reunirá autoridades e ativistas do Meio Ambiente.
Os últimos anos foram marcados pelo desmatamento, violação de direitos humanos, especialmente dos povos indígenas, e o surgimento de garimpos ilegais que matam rios. O FiAA é a oportunidade para discutir a realidade do bioma amazônico. O clima é de esperança para melhorias nos próximos tempos com a nova agenda ambiental em vigor no Brasil. O encontro também vai debater a cooperação entre Brasil, Portugal e atores internacionais que possam contribuir à preservação da Amazônia.
O evento vai ter exibição de filmes como “Interfaces 2 – As viagens da alma”, de Oskar Metsavaht, e “Amazônia: despertar da florestania”, de Christiane Torloni. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo e o ator Bruno Gagliasso vão fazer palestras. A coreógrafa, ativista cultural e diretora fundadora do centro LABAN-Rio, Regina Miranda, dirige a performance “Oré Awé – Todas as vezes que dissemos adeus” que será apresentada também.
Haverá ainda mesas com a presença de Virgílio Viana, engenheiro florestal e superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável; Marcelo de Andrade, médico e ambientalista, fundador e presidente da ProNatura International; Armando Abreu, engenheiro eletrotécnico, presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Maria Marighella, atriz, ativista cultural e presidente da Funarte, entre outros.