Os timbres são agudos e fazem deles cantores personalíssimos. Já ela foi uma de nossas maiores cantoras. Estamos falando de Ney Matogrosso e João Fênix, artistas de diferentes gerações com tessituras vocais únicas, e da inesquecível Gal Costa (1945-2022). Os dois cantores homenageiam a saudosa artista em um dueto inédito, que chega às plataformas nesta quarta-feira (31), juntamente com um clipe.
A canção escolhida é “Nada mais”, versão de Ronaldo Bastos para “Letely”, clássico de Stevie Wonder gravado por Gal no LP “Profana”, de 1984. O dueto é o primeiro de uma série na qual Fênix recria canções românticas. Com a morte de Gal, os dois cantores foram tomados pela ideia de homenageá-la, e o tema foi lembrado por Ney.
– A ideia foi do Ney. De cara, ele lembrou de “Nada mais” e foi uma escolha super acertada. Ambos amamos o resultado – celebra Fênix.
Admirador de Ney há longos anos, Fênix assistiu pela primeira vez ao ídolo em 1993. O show em questão era o antológico “As aparências enganam”, na qual o cantor dividia o palco com o grupo Aquarela Carioca a partir do álbum homônimo, como relembra o discípulo:
– Quando assisti a um show do Ney pela primeira vez, entendi a importância que ele tinha na estética e no desenho vocal que estava começando a desenvolver. Entendi a força daquele que considero ser o fundador da escola andrógina na música brasileira.
Crédito da imagem: João Carlos Rocha