‘Não diga Gay’

fevereiro 9, 2022

Casa Branca denuncia projeto de lei que proíbe a discussão sobre identidade de gênero e orientação sexual nas escolas

O presidente norte-americano, Joe Biden, usou sua conta no Twitter, na última terça-feira (8), para denunciar um projeto de lei apresentado pelos republicanos da Flórida que proíbe a discussão sobre identidade de gênero e a orientação sexual nas escolas primárias.

“Quero que todos os membros da comunidade LGBTQI+, especialmente as crianças que serão impactadas por essa lei odiosa, saibam que você é amado e aceito como é”, escreveu Biden. “Eu te apoio e minha administração continuará lutando pela proteção e segurança que você merece”, reiterou o presidente.

De um lado, apoiadores do projeto argumentam que, se aprovado, aumentará os direitos dos pais sobre a educação, permitindo que processem escolas públicas se acreditarem que questões LGBTQ estejam sendo discutidas em sala de aula. Na segunda-feira (07), o governador da Flórida, Ron DeSantis, expressou seu apoio ao projeto.

“Eles precisam ensiná-los ciência, história. Precisamos de mais civismo e compreensão da Constituição dos EUA, o que torna nosso país único, todas essas coisas básicas”, disse DeSantis, que foi além: “O maior problema com tudo isso é que os pais devem se sentar à mesa quando se trata do que está acontecendo em suas escolas”.

Do outro lado, os opositores apelidaram a legislação de “Don’t Say Gay” (Não diga gay, em tradução livre para o português), alegando que isso criaria um ambiente mais hostil para estudantes LGBTQ no estado.

“Isso vai matar crianças”, escreveu Chasten Buttigieg, marido do secretário de Transportes Pete Buttigieg, em sua conta no Twitter, que complementou: “Você está propositalmente tornando seu estado um lugar mais difícil para as crianças LGBTQ sobreviverem.”

De acordo com o GLSEN, grupo de defesa LGBTQ, quatro estados americanos – Louisiana, Mississippi, Oklahoma e Texas – já têm leis semelhantes que proíbem a discussão de orientação sexual e identidade de gênero nas escolas públicas. Outros sete estados – Califórnia, Colorado, Connecticut, Illinois, Nevada, Nova Jersey e Oregon – têm leis que promovem questões LGBTQ nos currículos escolares.

Posts recentes

Sintonia fina

Paulinho Müller reúne amigos em confraternização antecipada (pero no mucho) de fim de ano

Momento lindo (no palco)

Roberto Carlos brilha em especial de fim de ano cuja gravação primou pelas falhas logísticas e de produção