O surfista Léo Neves (1979-2019) vai ser homenageado pelo Saquarema Surf Festival. A morte súbita de Léo enquanto praticava o esporte pelo qual era apaixonado, causou forte comoção entre surfistas e moradores da cidade. A organização do evento vai destinar todas as vagas para convidados aos jovens do Centro de Treinamento que leva o nome do atleta, que foi bicampeão brasileiro e tricampeão carioca na modalidade.
Três competições oficiais da World Surf League (WSL) vão acontecer durante o festival, entre 24 e 30 de abril. São elas a Qualifying Series, a Longboard Pro e a ProJunior. Todas as categorias terão participações masculinas e femininas.
A etapa de Qualifying Series, única a valer 5 mil pontos da WSL no Brasil, terá a participação do campeão mundial júnior de 2018, Mateus Herdy. Já o grande destaque da categoria Longboard Pro é Phil Rajzman. Ele esteve por 25 anos na elite do surfe e é bicampeão mundial. Vencedores de edições anteriores do Saquarema Surf Festival, Sophia Medina (em 2021) e Cauã Costa (em 2022), também estão confirmados.