São mais de sete décadas de arte e também de amizade. Arthur Moreira Lima e o maestro João Carlos Martins se encontram para comemorar, com música, os 75 anos de carreira de cada um. Pianistas mundialmente aclamados, eles se conhecem desde garotos, quando já dividiam os bastidores de recitais. A primeira apresentação de Moreira Lima foi aos oito anos, quando tocou com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Já Martins, venceu um concurso com obras de Bach com a mesma idade.
Coincidentemente, ambos também nasceram no mesmo ano, em 1940, com apenas 20 dias de diferença. Mas durante a vida profissional, cada um escolheu um caminho: Moreira Lima se dedicou a Frédéric Chopin (1810-1849) e o maestro a Johann Sebastian Bach (1685-1750), o que acabou resultando no álbum “Bach meets Chopin”, lançado em 1981.
O encontro para celebrar a trajetória de cada um será no Qualistage, Rio de Janeiro, no próximo sábado (8). Entre as performances, Martins e Moreira Lima contam casos de suas carreiras e de seus compositores preferidos, dando um clima mais pessoal e intimista ao concerto “Duas vidas ao piano”.
– Vai ser um negócio emocionante, pois vamos mostrar como foi o início da nossa vida profissional, a minha nos Estados Unidos e a dele na (ex) União Soviética, e depois como corremos o mundo – diz Martins.