Novas categorias foram anunciadas pela Academia Latina da Gravação, o Grammy Latino, na manhã desta terça-feira (21) e uma delas atinge em cheio nossos artistas: o prêmio de Melhor Interpretação de Música Urbana em Língua Portuguesa, para reconhecer a grande quantidade e qualidade de música urbana criada no Brasil e em Portugal. A Academia também anunciou que vai atualizar os pré-requisitos para outras previamente existentes
Também foi criada a categoria Melhor Canção de Cantor/Compositor, que deve ter mais da metade da letra em espanhol ou português e deve estar inserida em um disco que concorra em Melhor Álbum de Cantor/Compositor. Surge uma nova área, que contempla outras categorias: Melhor Compositor do Ano, que reconhece a excelência escrita, a profissão e a arte de compor canções, assim como os indicados devem ter um mínimo de seis faixas recém compostas.
Alterações foram feitas: quem concorre em Álbum do Ano deve conter pelo menos 51% de tempo de reprodução de material recém-gravado. Nas categorias de Canção será necessário incluir a data de composição ao submeter a inscrição para todas as categorias da área. Em Melhor Álbum de Engenharia de Produção, os engenheiros de gravação e os engenheiros de produção deve estar creditados em pelo menos um terço do álbum, assim como os engenheiros de masterização devem receber pelo menos 51% dos créditos.
Todas as atualizações entram imediatamente em vigor para a 24ª Entrega Anual do Latin Grammy, a ser realizada em novembro, e o processo de inscrição online para a cerimônia deste ano abre na próxima quinta-feira, 23. Na última edição, Ludmilla venceu na categoria “Melhor Álbum de Samba/Pagode” com “Numanice #2” e Liniker levou a estatueta na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, sendo a primeira cantora brasileira a ganhar um Grammy.