Pelo quarto ano consecutivo eleita a mulher mais admirada do Brasil, de acordo com pesquisa do Instituto QualiBest, a atriz Fernanda Montenegro também foi escolhida para abrir a série de leituras dramatizadas da Academia Brasileira de Letras de 2023. Até hoje a única representante nossa a disputar o Oscar de Melhor Atriz e membro da ABL desde novembro de 2021, ela elegeu trechos extraídos da obra “A Cerimônia do Adeus”, de Simone de Beauvoir, para o evento, quinta-feira (23), no Teatro R. Magalhães Jr., sede da ABL, no Rio.
– Sou feminista atuante, não ativista. Acho que feminista tem atividade de frente. Simone de Beauvoir é uma feminista. Quem sou eu perto deste tamanho? Mas atuante eu sou – disse a imortal Fernanda.
Após a leitura de Fernanda, a acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira falará sobre “A importância de Simone de Beauvoir no pensamento e nos movimentos sociais do século XX e até hoje”. Em seguida, Fernanda e Rosiska farão um debate com a plateia. A entrada é franca. Basta inscrever-se no site da ABL.