Após um hiato de 12 anos, a atriz Isabel Fillardis está de volta à dramaturgia da Globo como a batalhadora Aparecida de “Amor Perfeito”, nova novela das 6. Além de celebrar a conquista e agradecer o convite, a distância ressaltou algumas mudanças internas na emissora que Isabel aplaude de pé. Três novas realidades chamaram a sua atenção, como o maior número de profissionais negros na frente e atrás das câmeras.
– Me enche muito os olhos sentar na praça de alimentação e ver tantos homens e mulheres pretos. Além dos atores, na minha novela, por exemplo, temos uma diretora, uma assistente de direção e vários outros profissionais negros. Essa mudança é muito visível!
Um novo setor, o compliance, que reúne um conjunto de procedimentos e regras que visam manter a empresa em linha com as normas vigentes combatendo, inclusive, o assédio sexual, também mereceu destaque de Isabel.
– Muita coisa mudou e esse departamento existe para que o trabalho seja ético, com os direitos e deveres de todos cumpridos e que o dia a dia seja equilibrado para todos os lados. Determinados comportamentos antiéticos não são mais admissíveis em lugar nenhum e o compliance, não apenas na Globo, mas em diversas empresas, tem feito esse papel. É sempre melhor e mais inteligente prevenir.
Sempre defensora da sustentabilidade (Isabel chegou a fundar as ONGs A Força do Bem, que defende a inclusão social de pessoas com deficiência, e Doe seu Lixo), a atriz não poderia deixar de perceber também a grande economia de papel que acontece hoje no dia a dia da emissora.
– Hoje tudo é digital. Nós não recebemos mais os capítulos em papel, por exemplo. Existe um aplicativo e todos fazem um workshop para aprender a usá-lo. Isso é muito interessante. É uma loucura maravilhosa, que contempla de perto a sustentabilidade.