Memórias em p&b

fevereiro 27, 2023

O olhar de Evandro Teixeira sobre a ditadura inspira exposição no Instituto Moreira Salles, em São Paulo

Evandro Teixeira tinha 38 anos quando, em 1973, foi designado pelo Jornal do Brasil para ir ao Chile. O profissional chegou à fronteira no dia 11 de setembro, dia seguinte ao golpe militar que levou à morte o então presidente Salvador Allende, mas só conseguiu entrar no país no dia 21. O episódio seria marcante na vida e na carreira daquele  jovem fotógrafo, que documentou fatos como o bombardeio ao Palacio de La Moneda, os presos políticos reunidos no Estádio Nacional e o enterro do poeta Pablo Neruda. As fotos realizadas naquele país são o cerne da exposição “Evandro Teixeira, Chile, 1973”, que o Instituto Moreira Salles de São Paulo inaugura em março.

A mostra é composta por 160 imagens em preto e branco feitas por Evandro, que dedicou ao fotojornalismo seis décadas de sua vida, sendo 47 anos ao JB, onde consolidou seu nome entre os mestres da fotografia no país.  A exposição traz ainda imagens feitas no Brasil na mesma época, estabelecendo, assim, um diálogo entre os dois países, geridos por governos militares. A mostra é enriquecida também com máquinas fotográficas e crachás de imprensa, entre outros objetos pessoais do artista.

Além de driblar a ditadura chilena, Evandro precisava ser rápido no trato e no envio das imagens ao Brasil. Ele transformou em laboratório o banheiro do quarto onde se hospedara e enviava as para o JB através de um aparelho de telefoto. Essa e outras histórias serão lembradas pelo fotógrafo no dia da abertura da mostra. Na ocasião, ele participa de bate-papo com a jornalista e articulista de O Globo Dorrit Harazim, que estava no Chile na época, e Sergio Burgi, curador da mostra.

Soldado chileno diante dos presos políticos no Estádio Nacional do Chile

Posts recentes

Das telas para as páginas

A artista plástica Patricia Secco lança o seu novo livro, onde reúne obras em aquarela de nus artísticos

Aumenta que é rock

O diretor Marco Rodrigo celebra o rock oitentista em show que conta com participações de astros da TV