O prefeito Eduardo Paes quer que o Rio de Janeiro volte a exibir esculturas em logradouros públicos. A iniciativa é um dos pontos de fomento para a revitalização do Centro da cidade, uma das principais bandeiras na gestão de Paes. Seis pontos do Centro do Rio vão receber as obras de arte, escolhidas por um comitê cultural. A iniciativa é capitaneada pelo novo secretário de Planejamento Urbano do município, o arquiteto Augusto Ivan de Freitas.
As esculturas serão escolhidas por um comitê formado por seis respeitados curadores de arte do país. O grupo é composto pelo professor e crítico de arte Luiz Camilo Osório, os curadores Lauro Cavalcanti e Vanda Klabin, a crítica de arte Luisa Duarte, o cineasta Marcello Dantas e a historiadora Keyna Eleison.
Doze áreas urbanas foram inicialmente listadas para receberem obras de artistas contemporâneos. Desse total, seis serão escolhidos para abrigarem as peças. A Praça da Candelária, a Rua do Carmo, o Buraco do Lume, a Praça dos Expedicionários e a calçada em frente à Bolsa de Valores estão entre os locais listados.