É o cinema brasileiro voando como um foguete em aventura espacial. Os filmes “Marte um” e a “A viagem de Pedro“, dirigidos por Gabriel Martins e Laís Bodanzky, respectivamente, têm a maior quantidade de pré-indicações para os Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano, que reúne os maiores destaques cinematográficos de países de língua espanhola e portuguesa. O evento acontecerá no dia 22 de abril, em Madri, e terá, como antecipado por NEW MAG, o ator Benício Del Toro como homenageado.
O longa-metragem de Martins possui seis indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro. Já o filme de Bodanzky recebeu cinco indicações, incluindo Melhor Diretor e Melhor Atuação Masculina.
O festival, que também premia séries de televisão, indicou também “O Rei da TV” e “Rota 66: a polícia que mata”. A novidade desta edição é a categoria Melhor Comédia Ibero-americana, na qual o filme brasileiro “Bem-vinda a Quixeramobim“, dirigido por Halder Gomes, foi indicado.
O Brasil possui uma história de sucesso nos Prêmios Platino: na última edição, nossas produções nacionais saíram com duas estatuetas: Melhor Documentário, concedido para “A última floresta”, de Luís Bolognese, e “7 prisioneiros”, de Alexandre Morato, que levou o troféu de Melhor Montagem.